domingo, 28 de fevereiro de 2010

Umectação, você conhece?


Eu sou viciada em tratamento de cabelo há 5 anos, mas só ouvi falar em umectação no ano passado.

Esse tratamento tem como base o uso de óleos vegetais para hidratar, repor lipídios, a umidade dos fios e assim devolver brilho, balaço e flexibilidade aos fios.

É um verdadeiro milagre para cabelos com frizz, porosos e para aquelas pontinhas ressecadas do mal.

Também é fácil de fazer, basta ter um óleo vegetal, mas só pode ser vegetal! Nada de óleo mineral, pois este não consegue ser absorvido pelo fio, só encapa e faz efeito de maquiagem. Tudo bem que um produtinho com efeito de maquiagem não mata ninguém, mas se o objetivo é tratar então não vale usar óleo mineral pra umectar.
Há casos também do óleo mineral deixar o cabelo ressecado já que ele por encapar o fio impede a penetração de ativos de tratamento.

Os óleos que costumam dar mais certo pro uso capilar são: amêndoas doces, coco, jojoba, rícino (mamona), abacate, castanha do pará e azeite de oliva.

Antes de comprar seu óleo leia bem a embalagem, verifique na composição se ele é puro pois geralmente esses óleos vendidos em perfumaria são basicamente óleo mineral com corante e fragrância.

Para meu uso pessoal eu amo muitooo usar o óleo de coco, aliás é meu preferido pois deixa o cabelo muito macio e leve também. Depois gosto muitooo também do Essencial Oils da Avlon que é uma miscelânea de óleos vegetais e por último gosto do Phytonectar, que é um óleo meio gel da Phyto (carinhoo...) a base de ovo, mas é indicado pra umectação de cabelos ultra-secos (em um outro post eu falo dele em detalhe).

O uso é simples, basta aplicar no cabelo, massagear, pentear pra espalhar bem o produto e pausar com touca de alumínio, plástica, ou sem touca mesmo. O tempo de pausa é variável, pode ser desde uma noite inteira até alguns minutos. Também há a opção de aplicar o óleo no couro, mas só deve dá certo em quem tem couro cabeludo ressecado...eu nunca arrisquei.
Depois disso basta lavar os fios normalmente.
Não é simples? Não tem desculpa pra não fazer...eu garanto, a probabilidade de vc amar o resultado é alta!

A Angélica do blog Quero ser Diva fez um post super esclarecedor sobre umectação, basta clicar aqui para ler.


Bjo!

5 comentários:

  1. Mizoca, tava vagando pela net atras de oleos e cai aqui rssss.
    Meu caso é parecido com o teu, fiquei viciada em cabelos a uns 4 anos atras, qdo fiz EP e embagacei o coitado de vez, na epoca eu ja ouvi falar em umectacao, mas por ignorancia, achava q era apenas para cabelos afros, até pq imagina q devia ensebar.
    Bom... mas me diz uma coisa rsss, oleo de ricino tb dá pra usar? nao sabia q era mamona, me inspirei agora rssss.
    Bjoos!
    Angelica

    ResponderExcluir
  2. Angel o óleo de rícino da pra usar sim, eu vi depois bons sobre o uso dele, mas nunca usei.
    Tô doida pra testar outros óleos mas óleo é uma coisa eterna rs...vo me jogar no argan puro igual ao seu.

    Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Mari, estou muito tentada a fazer a umectação nas pontas do meu cabelo (porque a raiz tende a ser oleosa). Não sei se já comentei contigo que tô sofrendo pra recuperar meu cabelinho de 2 anos de escovas com formol. Só sai a base da tesoura, ainda falta cerca de 4 dedos, estou cortando sempre que dá uma crescida. Mas, mesmo assim, o aspecto espigado, de palha é horrível e não sai por nada! Só se disfarça, às vezes menos às vezes mais. Então pensei que a umectação talvez seja uma boa forma de disfarçar mais até ele ir crescendo livre desse coisa ruim rs rs
    Flor, queria que você me indicasse nomes de óleos que eu possa comprar... sem ser muito caro. Tem de marca? Encontro em perfumaria mesmo ou farmácia?
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Bel, umectação vai te ajudar mesmo.

    Procura óleo de coco, tem o da salon brazil que vende em perfumarias (ñ é mto fácil de achar) e tem o óleo de coco da copra que vende em casas de produtos naturais, tipo mundo verde. Ele é pra uso culinário e é muito bom pra umectar.

    Tem óleo de abacate que vende em lojas homeopáticas e de produtos naturais, tb tem óleo de rícino que vende em qualquer farmácia.

    Até mesmo o azeite de oliva extra-virgem pode ser usado.

    Depois me conta do resultado!

    ResponderExcluir
  5. É pra passar o óleo no cabelo seco né?Ou precis lava-lo antes?

    ResponderExcluir